#MaxiModa2014: Gestão de Relacionamentos com Denize Mattos – FARM

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Encerrando o último momento do MaxiModa2014, a palestra ficou por conta da diretora de vendas da FARM, Denize Mattos, com o tema “Gestão de Relacionamentos“, como se relacionar com o seu consumidor e o oferecer a melhor experiência de compra. 

Denize começou falando que o importante da marca é que ela seja verdadeira, genuína com seus clientes, que contem uma história real. Destacou também que é extremamente necessário que todos os setores de uma empresa trabalhem juntos, acompanhem tudo que acontece nela e não fiquem restritos apenas o que acontece na sua área. Ela fez uma analogia com o corpo humano, que precisa trabalhar em conjunto para dar certo. 

A essência de um negócio é ser saudável, é trabalhar para que ela seja bonita por fora (o que é mostrado para os consumidores) e por dentro (os setores funcionando em conjunto), mexer com todos os sentidos do ser humano. 

Puxando um gancho da palestra da Camila Salek que, falando sobre vitrines, disse que uma loja teria condições de ser a sua própria vitrine se ela oferecesse uma boa experiência por dentro, Denize comentou que a FARM não possui, em sua essência, vitrines. Eles trabalham praticamente todos os sentidos do corpo humano dentro da loja, como olfato, tato, audição e visão. 

Continuando a analogia do corpo humano x empresa, Denize explicou que os setores funcionam como as partes do corpo humano:

– O cérebro são os sócios, os diretores e os gerentes, que são responsáveis por comandar a máquina e mantê-la viva, sempre gerando novas idéias;

– O coração é a equipe de vendas, que precisa se relacionar com o cliente e criar laços, trabalhar de corpo e alma e ser apaixonado pela essência do negócio;

– O Pulmão são os Recursos Humanos, responsáveis por captar bons profissionais e manter a máquina sempre saudável; 

– As veias e artérias são as constantes renovações da equipe e o plano de carreira, que filtram resultados e se renovam para continuar saudável;

– Os rins são os treinamentos de equipes e

– A estética é o setor de branding e marketing, que constantemente trabalham para manter o externo bonito. 

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Denize falou também sobre a importância de manter um relacionamento firme com os clientes, tratá-los como amigos e não consumidores. “É preciso enxergar os novos valores de relacionamentos como peças fundamentais na construção de uma marca”, explica. “Se você construir um caso de amor com seus clientes, eles próprios irão fazer a publicidade da sua marca”. 

E como fazer isso?

– Transformando produto em desejo;

– Tornando a marca a favorita em todos os canais (online e offline) – para isso é necessário o treinamento da equipe de vendas, para todas se sentirem parte daquele universo e ficarem alinhadas com os valores da marca;

– Retenção de captação de clientes através de ações criativas e diferentes e estratégias conjuntas. 

Como nem tudo é um mar de rosas, é preciso saber também administrar a marca em seus momentos de crises. Nem todas as idéias serão sempre bem sucedidas e tem que ter muita resiliência, pegar as falhas e dificuldades e tomá-las como desafio para uma melhor aprendizagem. O case FARM+Adidas deu certo – e tomou proporções internacionais – porque houve muita ambição e persistência para que desse certo. As reuniões de brainstorm são necessárias para que as idéias tomem vida. 

“A FARM gera desejo porque as pessoas gostam do que é natural”, afirma Denize. A melhor maneira de exibir isso é mostrando o lifestyle do seu público e envolvendo o produto em tudo que está presente no dia-a-dia da carioca. 

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